Meu financiamento da CEF.

quarta-feira, agosto 17, 2016

Olá vizinhos, aceitam uma xícara da chá?rs!

Hoje para o meu primeiro post do Blog Apartamento 253,
resolvi compartilhar com vocês um pouco de como foi o meu processo de financiamento pela caixa econômica federal.

Contando aqui o passo á passo da minha experiência de comprar do meu tão sonhado apê!


1° Dica: Onde Procurar?

Há um ano comecei minhas buscas pelo tão sonhando apartamento. Comecei utilizando o aplicativo da Olx no celular mesmo, foi quando levei o primeiro choque de realidade, os preços! Gente eu juro que não fazia ideia que era tão caro ter um teto sobre nossas cabeças. No app da Olx fui entrando em contato com alguns corretores pelo whatsapp, e comecei a ir visitar aos poucos alguns imóveis usados que me interessei.

Depois de ter visto vários imóveis, e ter me encantado por alguns, tive um outro choque de realidade descobrir que vários imóveis que visitei não aceitavam financiamento da caixa econômica, pois os prédios que visitei tinham sido modificados de forma irregular em sua estrutura, pois foram construídas varandas pelos próprios moradores modificando assim a forma original dos prédios.  




2° Dica: Fique atento se houve modificações irregulares.

Se você pretende financiar seu imóvel pela caixa procure se informar se foi feita alguma modificação pelos moradores no prédio por que a caixa não financia imóveis que sofreram qualquer modificação na sua estrutura seja ela pequena ou grande.
Por esse motivo tive que descartar um imóvel que já ia fechar a comprar, pois o prédio possuía uma linda varanda não autorizada. Oh god!


3° Dica: Antes de ir na agência da caixa saiba qual o valor em média pretende financiar. (Ter um imóvel em vista ajuda bastante.)

Quando vocês levam a documentação na agência que geralmente são seus documentos pessoais e comprovantes de renda para ser feita a análise de crédito, é nessa hora que vocês vão ter uma base de quanto vai ser liberado para o seu financiamento, o bom de vocês já terem um imóvel em vista, é para saberem o valor real do financiamento, mais não é obrigatório ter o imóvel nessa fase de análise, mas ajuda para agilizar o processo.

Após a liberação do crédito, o corretor do imóvel em questão já pode dar entrada com a documentação do imóvel para a preparação do contrato. A documentação do imóvel deve está em ordem, após a análise finalizada será marcada a vistoria do engenheiro no imóvel para verificar se o mesmo está dentro das normas da caixa, estando tudo em ordem vocês vão efetuar os pagamentos das taxas cobradas pela caixa, engenharia, seguros do imóvel, de vida e etc.

IMPORTANTE: $ Estas taxas não estão inclusas no financiamento, então vai preparando o bolso. 

Com relação ao valor do financiamento geralmente é liberado na faixa de 80% do valor total do imóvel, aí o resto do pagamento que seria os 20% restantes ou a entrada do imóvel vocês podem pagar com a ajuda do seu FGTS.



Finalizando o processo de comprar: Pagamento do ITIV (Imposto Sobre a Transmissão Intervivos.) 

Depois de assinar o contrato do financiamento na caixa, e pagar as taxas de lá, vocês ainda vão ter que pagar o ITIV para prefeitura, para ser efetuada a transferência de donos do imóvel, esse imposto costumar variar de acordo com a cidade aqui em salvador fica 3% do valor total do imóvel, também tem umas taxas extras de documentos que vão ser providenciados no cartório pelo seu corretor.

4°  Dica: Tenham sempre uma grana extra! $$

Não pensem que o financiamento vai cobrir todos os gastos, taxas, e etc. Se vocês não tiverem uma reserva não vão conseguir concluir o seu financiamento. Infelizmente tudo nesse país vêm com impostos embutidos, e somos obrigados a pagar por isso! 

Enfim gente tentei explicar um pouco de como foi minha experiência pessoal, se tiverem alguma dúvida que não coloquei no post podem perguntar nos comentários que vou respondendo.
Espero que esse post realmente ajude vocês de alguma forma, vocês que estão começando essa jornada pelo sonho do imóvel próprio, esse post foi escrito com muito carinho pra vocês.

Até o próximo post vizinhos!


veja também

8 comentários

  1. Bom dia... Conheci o apt253 no insta e cá estou rsrsrs
    Há pouco também passei por esse processo todo de financiamento pela caixa e notei que muitas das taxas que a caixa cobra, mencionadas por você, são irregulares, e configuram venda casada. Por exemplo: Quando a pessoa não possui conta na Caixa o correto é emitir boletos para pagamento e não obrigar o cliente a abrir conta corrente, visto que, abrindo a conta corrente eles incluem seguro de vida (sem informar, só colocam pra você assinar)mas, se a pessoa questionar eles explicam que com seguro de vida as taxas cobradas para a manutenção da conta reduzem, ou dizem que a taxa de juros do financiamento reduz. De todo modo, vale o cliente saber o que está assinando ( e quem passou por isso sabe, queremos tanto que tudo corra bem que aceitamos sim muitas coisas no medo de dar errado)...outra coisa, em casos que incluem títulos de capitalização..aproveitando a oportunidade de usar o cliente para o número de serviços possíveis, ajudando a bater as metas.
    Outra taxa irregular é a da fase de obra...no seu caso não teve né?
    Fui informada por funcionário da própria caixa de que a taxa de fase de obra nos financiamentos de imóveis na planta, paaaasmem, corresponde ao juros que a construtora tem que pagar para a Caixa pelos empréstimos que faz para manter a obra. O valor da taxa de fase de obra, ou construção, são pago na caixa e repassados para a construtora reembolsar o que já pagou de juros...E já tem gente recorrendo ao judiciário para reaver os valores desta ultima taxa e a té mesmo requerendo o reconhecimento da venda casada em muitos dos casos onde ocorrem a a cobrança das primeiras taxas mencionadas, alegando-se facilidade na aprovação do financiamento e etc.
    O fato é: pergunte na sua agência...mostre-se informado.
    Eu paguei todas as taxas....um dia depois, achando tudo estranho, pesquisei, estudei e avisei a uma amiga que comprou um ap no mesmo condomínio....ela foi assinar o contrato dela na caixa e mostrou-se informada, e pagou R$ 16,00, bem menos que os R$ 350,00 que eu paguei.

    Meu bem, no sorte no ap e aqui no blog.
    Sucesso na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo eles só informam essas taxas quando vamos assinar o contrato, também abrir a conta por esse motivo pra ter menores taxas no financiamento, essa taxa da obra não paguei por que meu apê é usado, enfim por falta de opção acabei também pagando tudo, pois ia levar a vida toda pra junta o valor pra compra o imóvel a vista. Ficamos infelizmente na mão deles e sendo obrigados a pagar por tudo na verdade. Muito obrigada pelo seu comentário, amei! beijos linda

      Excluir
  2. amei tudo amiga. Deus ilumine sua vida e que tudo dê cada dia mais certo para o casal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, adorei sua visitinha aqui, e seja bem vinda, volte sempre! beijos ♥

      Excluir
  3. Arrasou! Adorei a ideia deste blog, você pode ajudar outras pessoas com a sua experiência em um assunto que você está vivenciando, muito legal, parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada amiga pelo apoio ele é muito importante pra mim, seja muito bem vinda viu! Beijos ♥

      Excluir
  4. To na fase esperando para assinar o contrato, uma angustia danada...paguei seguro de vida, vistoria, caixa cap, seguro residencial... É a tal "fidelização" enfim como já foi dito ficakosnnas maos deles e a vontade de ter logo faz a gente ser tao submisso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a falta de opção, de não poder pagar um imóvel a vista, faz a gente ter que se submeter a todas as regras que eles em ponhem, mais no fim vai dar tudo certo viu! beijão ♥

      Excluir